F.A.Q.



Nesta página você encontra respostas para as perguntas mais comuns relacionadas aos downloads deste site. Caso você não encontre as respostas que queria aqui, mende sua pergunta pelo formulário de contatos.

Não deixe de consultar também nosso Glossário de T.I.

Todos os downloads disponíveis no site são de graça?
Não. O tipo de licença de distribuição aparece no quadro com as especificações do download, ao lado do link "Site do programa", e para ter mais detalhes sobre a licença de cada aplicativo, acesse a página do download. Claro que sempre que possível, daremos prioridade a downloads gratuitos, mas mesmo estes podem ter algumas limitações. Entre as licenças disponíveis até o momento em nosso site, algumas são as listadas abaixo.
Licença Freeware
Programa de uso gratuito. Alguns freewares podem conter limitações, por exemplo, ser gratuito somente para uso pessoal ou residêncial.
Licença Open Source
Código Aberto. São programas, normalmente de distribuição livre, inclusive para uso corporativo que, além de poderem ser usados sem restrição, podem ser modificados ou ter parte de seus recursos utilizados em outros programas. Sempre leia a licença no site do programa para saber sobre as limitações de uso do código fonte.
Licença Proprietária ou Comercial
São programas ou documentos com restrições de uso controladas. Só podem ser reproduzidos ou usados para fins institucionais ou comerciais após pagamento, cadastro ou autorização por escrito do proprietário ou autor.
Licença AdWare
É uma espécie de freeware, ou seja, é um programa gratuito, mas que fica exibindo diversas propagandas, seja dentro do próprio programa ou em um navegador ou barra de anunciantes. Um bom exemplo de AdWare é o Windows Live Messenger.
Licença WGA
Windows Genuine Advantages - Vantagens do Windows Original - é a forma como a Micorosft chama os aplicativos ditribuídos somente para quem comprovar que a instalação do Windows onde ele rodará está licenciada corretamente. Na prática, quem tem Windows não original (pirata) não pode usar estes programas.
O que significam KiB, MiB, GiB nos tamanhos dos arquivos? Porque tem esse "i" no meio?
"kibibyte", "mebibyte" e "gibibyte". São os multiplos do byte recomendados pela ISO-IEC para descrever o tamanho dos arquivos. É a forma correta para "quilobyte", "megabyte" e "gigabyte" que são tradicionalmente usados, mas são multiplos baseados no SI (Sistema Internacional de Unidades). Para saber mais, acesse este post.
Porque não consigo baixar o arquivo do site "By Luferat"?
Todos os downloads disponíveis no site, salvo algumas excessões, são recomendações e ficam hospedados nos servidores de seus proprietários ou serviços de terceiros. Nossos links sempre apontam para a página de onde você pode fazer o download e não para o arquivo diretamente. Quais as vantagens disso? Entre outras:
  • Incentiva o acesso aos sites oficiais destes programas e o conhecimento de outros programas;
  • Permite escolher entre diversas versões do mesmo programa, baixando a mais adequada para seu uso;
  • Você baixará sempre a versão mais recente do programa, evitando baixar versões antigas;
  • Permite que você se cadastre para baixar ou usar programas que exijam esse procedimento.
Infelizmente alguns sites são confusos, então, caso você precise de ajuda para baixar algum programa ou arquivo, use o espaço de comentários da página do programa ou nosso fórum oficial.
O que são aqueles números entre parênteses que aparecem após o nome das categorias?
Nada mais são do que a quantidade de ítens de download disponíveis naquela categoria. Assim, "(10)" indica que aquela categoria tem 10 ítens disponíveis para download.

Se sua pergunta não está listada ou você não ficou satisfeito com a resposta, entre em contato conosco.