quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Snipping Tool


O aplicativo que trago neste post esta em uma situação um pouco anormal. É que, diferente da maioria dos outros apresentados neste site, este não precisa ser baixado! Calma que explico:

O "Snipping Tools" ou, em português "Ferramenta de captura" é um aplicativo que substitui com vantagem a função da tecla "Print Screen" nos sistemas Microsoft. Ele permite capturar janelas ou partes da tela, diferentemente da tecla citada que "pega" sempre a tela inteira. Também podemos fazer anotações e pequenos retoques sobre as áreas capturadas, sem que seja necessário abrir um editor gráfico.

A situação interessante é que este util aplicativo já está disponível em seu Windows Vista e Windows 7 (exceto Basic e Starter), só que lá, bem escondidinho na pasta "system32". Porque a Microsoft decidiu mantê-lo oculto é uma incógnita, mas ele pode ser facilmente acessado pela opção "Executar" ou "Pesquisar programas e arquivos" deste sistema.


Interface minimalista da ferramenta.

Como estou sempre reproduzindo telas e janelas para meus artigos, achei mais prático criar um atalho para o Snipping Tools no menu Iniciar. Para fazer isso, crie um novo atalho onde desejar e aponte-o para "C:\Windows\System32\SnippingTool.exe".

Fiz testes com as edições Starter e Home Basic do Windows Vista e Windows 7 que também rodaram a ferramenta sem problemas. Assim, se você tem este sistema, pode baixar o arquivo indicado abaixo, descompactá-lo é usá-lo. Não é necessário instalar nada, ele roda até mesmo de flash drives.

  • Licença: Freeware
  • Tamanho: 422 KiB
  • Preço: Gratuito

4 comentários

Eu usava o windows 7 ultimate e troquei por um original starer, sei que fiz besteira, mas tentei instalar mas diz que é só para windows 64 bits. Vc tem o aplicativo para 32 bits??

obrigada! essa ferramenta não veio no meu seven home basic. valeu mesmo :)

Tenho o home basic 64 original.
Tentei instalar e nada de funcionar.

Amigo, uso Windows 7 Home Basic 64-bit, e não funcionou o arquivo baixado. Creio que devem haver mais componentes inseridos na pasta system32 que façam a Snipping Tool funcionar. Ao que me parece, este ".exe" é só o executável que reúne todos os componentes da ferramenta.

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.