
Basicamente, toda vez que você solicita um site digitando o endereço dele no navegador, seu computador precisa que alguém faça a tradução desse "nome" para um "IP" válido para, só então, acessar o site solicitado.
Isso mostra o que quanto mais rápida a resolução de nomes acontecer, mais rápido a página solicitada será aberta.
Todos os provedores fornecem pelo menos dois servidores DNS para seus usuários, mas nem sempre os servidores do provedor são os melhores e mais eficientes, pois podem ser mau configurados e super utilizados.
É aqui que o "Namebench" ajuda, pois ele busca os servidores DNS disponíveis para sua conexão, testando a performance de cada um. No final ele dá uma sugestão dos melhores servidores para você configurar em sua conexão.
A ferramenta funciona em Windows, Unix e derivados e Mac OS, tanto em modo gráfico quanto em linha de comando. Foi desenvolvida nos laboratórios do Google, em um projeto chamado 20% onde cada funcionário pode dedicar 20% da sua carga de trabalho em projetos próprios. Coisas que só o Google tem competência para fazer...
Para baixar a ferramenta, clique em "download" logo abaixo e na página do programa, escolha a versão para seu sistema operacional. A versão Windows que testei e uso aqui, não necessita sequer de instalação. Basta baixar e executar.
Os testes são um pouco demorados, pois são analisados milhares de servidores cadastrados no programa, mas o resultado pode compensar, com um ganho de até alguns segundos de conexão.
|
|
Nenhum comentário
Postar um comentário