segunda-feira, 26 de julho de 2010

Windows 7 USB/DVD Download Tool

Mesmo com a popularidade do "velhote" Windows XP, o povo tem tomado gosto pelo Windows 7. Prova disso é que ele já ultrapassou um incompreendido Windows Vista em licenças vendidas, é já é padrão na maioria dos PCs Windows disponíveis no mercado.

Agora é a hora dos ultraportáteis como netbooks, nettops e desknotes receberem o sistema que consegue satisfazer bem mesmo os requisitos inferiores destas plataformas. Mas quando o usuário (ou técnico?) se depara com a necessidade de reinstalar o Windows 7 nestes dispositivos, enfrenta o problema da falta de unidade óptica para rodar o DVD de instalação do sistema.

Os profissionais já viram a necessidade de ter sempre um drive óptico externo à mão para atender às necessidades de seus clientes, mas esse formato de mídia é cada vez menos usado, então alguns colaboradores da Microsoft viram a necessidade de desenvolver uma plataforma diferenciada para instalar o Windows.

O "Windows 7 USB/DVD Download Tool" é uma ferramenta que transfere o instalador do DVD do Windows 7 de qualquer versão para um flash drive USB bootável que rodar em qualquer plataforma PC portátil atual.

Existem outros programas similares na Internet que fazem a mesma coisa, a diferença é que esta é indicada pela própria Microsoft. Ela é Open Source e o código fonte está disponível para os mais ousados.

A operação do aplicativo requer algum conhecimento mas é muito fácil e prático. Basta inserir o DVD do Windows 7 e um flash drive vazio em um desktop, rodar a aplicação e seguir os procedimentos informados. Uma vez transferido é só configurar o boot do portátil para a porta USB, conectar o flash drive e iniciar o sistema, instalado o Windows da mesma forma que se faz à partir do DVD.


Interface da ferramenta na forma de "wizard".

Para obter a ferramenta, clique no botão "download" abaixo e no site do programa, clique no link abaixo de "Recomended Download"

  • Licença: Open Source
  • Tamanho: 2,7 KiB
  • Preço: Gratuito

2 comentários

Desculpe a ignorância mas acho que não compreendi certos detalhes do POST:
O programa faz do PENDRIVE um disco de boot para instalação do Windows 7? Esse disco de boot pode ser usado em PCS para o mesmo fim (instalar Windows sem disco de boot)?
Os netbooks, nettops e desknotes não reconhecem unidades removíveis para fazer boot de instalação?

Amigo,

O programa permite "instalar" (só instalar e não "rodar") o Windows 7 em portáteis que "não" dispõe de unidade de DVD "interna" como os netbooks e tablets. Em vez de usar uma unidade de DVD "externa" (o que é possível, sem problemas), você usa um pedrive previamente preparado com o "boot" e o "instalador" do Windows.

Os portáteis citados reconhecem unidades externas de CD/DVD/BR sem problemas, só que nem sempre elas estão disponíveis, daí a necessidade da aplicação ;-)

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.