quinta-feira, 22 de julho de 2010

ImgBurn

Do Windows XP para cá os sistemas Microsoft evoluiram bastante em termos de recursos para gravação de CDs e DVDs, inclusive contando hoje com uma excelente ferramenta de criação de DVDs multimídia. Mesmo assim, fica devendo diversos recursos como cópias de discos, criação de imagens e compatibilidade entre formatos que ainda dependem de softwares de terceiros.

O ImgBurn "emenda" essas brechas fornecendo diversos recursos para gravação, cópia, geração e edição de imagens de discos nos formatos CD, DVD, HD-DVD e Blue Ray com uma interface inicial limpa e intuitiva, mesmo para quem não entende muito o inglês.

O programa é gratuito e não fica devendo muito aos softwares pagos e cheios de bloatwares que temos no mercado e fazem a mesma coisa. Para obtê-lo, clique no botão "download" abaixo e na página do programa clique em qualquer um dos "mirros" (espelhos) disponíveis. Normalmente o último mirror, "by ImgBurn", tem o link direto para download.


Interface inicial simples e limpa.

A instalação é simples e não requer ajustes ou configurações avançadas e você pode ainda baixar um arquivo de tradução da mesma página. Ele está disponível na listagem logo abaixo dos "mirrors". Uma vez baixado, copie-o para a pasta "Languages" que fica dentro da pasta onde o programa está instalado (Ex.: C:\Program Files\ImgBurn\Languages). Daí é só entrar nas configurações do ImgBurn e trocar o idioma...

  • Licença: Freeware
  • Tamanho: 4,4 MiB
  • Preço: Gratuito

2 comentários

Esse programa faz discos de boot em CD/DVD/Blue-Rays ou Pendrives? Aproveito e pergunto (acho que ja vi em seu site, mas não me recordo mais onde): onde posso achar imagens de discos de boot para unidades com sistemas de arquivos FAT e NTFS que reconheçam pelo menos drives de CD/DVD/B-R? Localizei um programa que cria discos de boot a partir de imagens de discos de boot, mas são imagens de discos que não reconhecem umdiades de CD/DVD/BlueRay ou não reconhecem partições NTFS...

Amigo, só em unidades óticas, o que exclui pendrives.

Sobre as imagens, reconhecer unidades de disco é complicado, pois não depende do boot ou do sistema de arquivos e sim de drivers disponíveis. Você pode tentar usar a imagem de disquetes de recuperação do Windows 98 e XP, mas esses reconhecem apenas unidades IDE e FAT.

Outro problema é o suporte à NTFS, principalmente para gravação. Por ser um sistema dotado de segurança (permissões) fica complicado acessar seu conteúdo de forma simplificada.

Mas, para isso já temos sistemas mais sofisticados como esses Linux Live CD, como por exemplo o Ubuntu que pode rodar de CD ou USB drives. ;-)

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.